Agronegócio
Compartilhar

Brasil deve superar produção de soja dos Estados Unidos, segundo relatório da USDA

producao de soja

O Brasil deve superar a produção de soja dos Estados Unidos e ocupar a primeira posição de produtor e exportador do grão na safra de 2012/2013. A estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) é que a produção do país seja de 81 milhões de toneladas ante 77,8 milhões de toneladas norte-americanas. A quebra da safra da soja é consequência de uma das piores estiagens da história da agricultura norte-americana.

Ainda segundo o Jornal Gazeta de Curitiba, PR, a safra de 2012/2013 deverá colocar o Brasil na posição de líder na produção e exportação de soja, após aumento de 20% na colheita do grão. Segundo o estudo, ainda em andamento, a produção nacional de grãos irá superar 180 milhões de toneladas, puxadas pela soja e pelo milho, contra os 170 milhões no ano passado. Deverão ser produzidas 80 milhões de toneladas de soja, 20% a mais que a temporada anterior de 66 milhões. Em relação ao milho, segundo maior item de exportação agrícola, a produção poderá aumentar 7%, passando de 66 milhões de toneladas para 70 milhões.

A Expedição Safra faz monitoramento da colheita nos Estados Unidos. Percorre o chamado Cinturão dos Grãos (Grain Belt), avaliando a safra americana, que está 70% concluída. A Expedição informa que nos Estados Unidos há redução de 13% na produção de milho em relação ao ciclo anterior, e de 8% na de soja.

Fonte: RuralBR com informações do Jornal Gazeta

Foto: Tadeu Vilani

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial