Cavalos
Compartilhar

Beleza, docilidade e versatilidade diferencia cavalo puro sangue Lusitano

cavalo lusitano

Uma raça imponente, que esbanja beleza, docilidade e versatilidade. Os cavalos da raça puro sangue lusitano têm porte médio, cabeça convexilínea e aptidão para diversas modalidades de esportes e se diferenciam pela qualidade genética.

A raça, com origem em Portugal, é conhecida como o cavalo de sela mais antigo do mundo. Registros contam que os primeiros lusitanos foram introduzidos no Brasil pelos colonizadores portugueses por volta de 1540. Outro registro da raça foi em 1808, quando foram trazidos pela Família Real. Mais recentemente, em 1972, dois criadores entusiastas da raça importaram animais da Coudelaria Nacional de Portugal, expandindo a raça no Brasil.

Atualmente são 352 criadores no Brasil, a maioria no Estado de São Paulo, mas a raça também marca presença no Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. A raça apresenta pequeno número de animais registrados no país, com cerca de 13,5 mil exemplares.

— É uma raça que poucos criam, mas criam bem. Não se priorizam números, mas sim a qualidade dos animais. O importante é criar focando em um objetivo e não só no número, mantendo as linhagens básicas, pedigree, tipicidade da raça — afirma o veterinário Alexander Bloem.

Entre as modalidades esportivas, só na Fazenda Interagro existem três: o adestramento, em que os cavalos obedecem a sequência em andaduras; a equitação de trabalho, onde obstáculos simulam um dia de campo; e a atrelagem. Além dessas, os cavalos lusitanos participam de vários outros esportes.

— Tem cavalo participando do salto, para passeio, cavalgadas, e também participam de caçadas. É proibido no Brasil, mas eles exportam e é muito divertido — diz a gerente de picadeiro e treinadora Martina Brandes.

Fonte: Canal Rural

Foto: Valdir Friolin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial