Nacional
Compartilhar

Americana 2012 – Silvano Alves tem atuação impecável e é o vencedor do Iron Cowboy.

americana 2012 final iron cowboy silvano alves

Americana 2012 – Silvano Alves tem atuação impecável e é o vencedor do Iron Cowboy.

Competidor parou nos quatro touros que montou na noite deste domingo e faturou 100 mil reais

A experiência pesou e o favoritismo pode ser confirmado. Silvano Alves, atual campeão mundial de Montaria em Touros, garantiu na noite deste domingo mais um título para sua vitoriosa carreira. Ele se tornou o Iron Cowboy – Cowboy de Aço – após disputar três dias de montarias classificatórias e, na última noite, vencer a fase em formato de playoffs com maestria. A vitória é incontestável: nos sete touros que montou, quatro apenas na etapa decisiva da modalidade, parou em todos. Com o triunfo, o atleta ganhou 100 mil reais e carimbou mais uma vez seu passaporte para a final do campeonato mundial, em Las Vegas, nos Estados Unidos – ele já tinha vaga garantida por conta de seu desempenho na última temporada.

“Muito emocionante, muito feliz por estar aqui, por vencer aqui em Americana o Iron Cowboy. Quero agradecer a todos que sempre me apoiaram, ao público presente e aos meus companheiros”, afirmou, ainda ofegante após montar em seu quarto touro da noite. “Ver o público assim, comemorando, vibrando pela minha vitória, faz pensar em ficar de vez aqui. Vencer no seu país, perto dos seus amigos, a emoção é diferente”, completou o atleta, que disputa ao longo da temporada o campeonato da PBR americana, mas que durante o recesso da competição veio disputar algumas etapas no Brasil.

Após a primeira fase de classificação, os 12 melhores competidores da segunda semana de Montaria em Touros de Americana avançaram aos playoffs do Iron Cowboy. Com grandes atletas e touros do mais alto nível, os duelos foram emocionantes, levando o público presente à loucura a cada disputa encerrada. Os quatro primeiros colocados – Edevaldo Ferreira, Edimundo Gomes, Francis Dezembro e Edmilson Gonçalves – passaram direto para as quartas-de-final, enquanto os outros oito duelaram em mais uma etapa eliminatória.

Logo no primeiro corte de competidores da disputa, ficaram para trás Elton Cide, que perdeu para João Paulo Sales, e Enéas Barbosa (foi batido pela montaria de Fernando da Conceição) de um lado da chave, e do outro deixaram a disputa o novato do top 40 Edmárcio Raimundo, vencido pelo favorito Silvano Alves, e Emílio Resende, que mesmo parando em seu touro teve nota inferior a de Edimilson Gonçalves (84,75 contra 89,5) e não avançou para a próxima etapa.

Com a resolução dos oito classificados, as quartas-de-final reservaram ao público muita emoção. Logo na primeira disputa, Edevaldo Ferreira, atual campeão brasileiro e líder do Brahma Super Bull PBR, caiu de seu touro – Calibre, da Paulo Emílio – após 5,2 segundos. Mas, como o esporte sempre tem reviravoltas, João Paulo Sales resistiu ainda menos ao Território, da Companhia Gattaz, ficou 3,4 segundos sobre o touro e acabou sendo eliminado.

Ainda na mesma fase, Fernando da Conceição permaneceu apenas 1,8 segundos sobre Maracanã, da 3B, e deixou o caminho mais tranqüilo para Francis Dezembro parar por 6,1 segundos em Fugitivo, da Silmar Colombo, e garantir a vaga nas semifinais. Magno Alves e Edimundo Gomes, grandes competidores e que até então figuravam entre os favoritos para a vitória, caíram de seus touros e deixaram o caminho livre para Edmilson Gonçalves e Silvano Alves, respectivamente, pararem em seus animais, receberem nota e avançarem na competição.

Conforme as fases eram avançadas, o clima de nervosismo entre competidores e público nas arquibancadas era perceptível. Restavam quatro atletas: de um lado da chave, Edevaldo Ferreira contra Francis Dezembro, enquanto Silvano Alves e Edmilson Gonçalves se enfrentariam do outro. Apesar do indiscutível talento dos outros dois atletas, o favoritismo pairava sobre Edevaldo, atual campeão brasileiro, e Silvano, detentor do título mundial.

Mas, na Montaria em Touros nem mesmo o histórico vencedor pode ser totalmente levado em consideração, ainda mais na imprevisível e emocionante disputa eliminatória do Iron Cowboy. Edevaldo Ferreira subiu em Jerry, da W. Peres, e se manteve por três segundos sobre o animal. Francis Dezembro, já sabendo do resultado do colega, precisava parar em Cafajeste, da Paulo Emílio, por um milésimo a mais para chegar ainda mais perto dos 100 mil reais, prêmio entregue ao campeão da noite. Bastante concentrado, conseguiu ficar 7 segundos em cima do touro e carimbou sua ida à finalíssima do Iron Cowboy.

Do outro lado da chave, Silvano Alves, com a sexta parada em seis touros que montou na disputa do Iron Cowboy, fez 90,75 pontos sobre Strike, da Espinosa, deixando Edmilson Gonçalves sem qualquer chance de sonhar com o título, já que ficou apenas 2,4 segundos sobre Bipolar, da Companhia T4.

americana 2012 final iron cowboy silvano alves 2

A grande final, enfim, seria entre Silvano Alves e Francis Dezembro, que, pelo sorteio das chaves, foi determinado que montaria primeiro. Sem nunca ter saído do país, o atleta estava a oito segundos de carimbar uma possível ida à final do campeonato mundial, em Las Vegas. Mas, além do confronto com o atual campeão do mundo, ele montaria em Dalit, da Junior Zamperlini, touro que foi comprado em 50% por 80 mil reais, se tornando a maior transação da história do esporte. E Francis não resistiu. Ficou 2,7 segundos sobre o animal e viu o sonho de levar os 100 mil reais ir praticamente embora, conhecendo a qualidade de seu adversário do outro lado da chave.

Silvano Alves teve pela frente Matrix, da Paulo Emílio. Absolutamente concentrado e ciente do que precisava fazer para faturar mais um título em sua carreira, o competidor entrou na arena e ficou um, dois, três segundos, levando o público e o locutor oficial da PBR Rafael Vilella ao delírio pela confirmação da vitória. E permaneceu quatro, cinco, seis, sete e oito segundos. Era a sétima montaria do campeão mundial e a sétima parada.

O Cowboy de Aço de Americana 2012 tinha nome, sobrenome e era o mesmo de tantas outras conquistas pelo mundo nos últimos anos: Silvano Alves, um fenômeno do esporte, que em 2010 foi eleito o Rookie of the year (atleta revelação da temporada), 2011 sagrou-se campeão mundial nos Estados Unidos e em 2012, passando “férias” no Brasil, venceu o Iron Cowboy e com a pontuação ganha já é o segundo colocado do Brahma Super Bull PBR – Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros.

Fotos: Andre Silva

Veja também:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade dos seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a redação da Equipe Sertanejo Oficial